Despedidas

sb10064147f-001Essa é a parte mais difícil de todo o processo: a despedida. Família, amigos, lugares, coisas. Tudo fica aqui e nós temos que administrar a saudade. Segundo as pessoas que já imigraram há algum tempo, é difícil mas não impossível administrar a falta que sentiremos das pessoas queridas.

Já estamos nos despedindo de algumas pessoas há alguns dias, pois o Edu saiu do trabalho antes do final de junho e teve a despedida dos amigos de lá. Eu saí no dia 30 e mesmo antes disso já estava me despedindo das pessoas. Das famílias nós vamos começar a nos despedir nos próximos dias; meu pai, minha irmã e minhas sobrinhas, que moram em Aracaju, estão todos aqui no Rio e vai ser muito bom poder me despedir deles. E com essas visitas todas, é claro que o resto da minha família vai se reunir. Não são muitas pessoas, mas são todas queridas e quero estar com eles, passar meus contatos para continuarmos nos falando. A família do Edu também não é muito grande, mas já estão preparando vários encontros – domingo temos um cozido maravilhoso na casa da tia-avó dele! Hmmm…

Mas uma das despedidas mais esperadas é a do nosso grupo de imigrantes. Foi um grupo que cresceu aos poucos e se tornou uma referência importante para todos os participantes. Na época em que tive a ideia de reunir pessoas que moravam aqui no Rio e estavam no mesmo processo nunca imaginei que chegaríamos a mais de 100 participantes! Foi uma ideia simples, mas que hoje eu vejo como foi boa para todos nós.

Conhecemos pessoas com o mesmo sonho, trocamos muita informação, ajudamos uns aos outros aqui e ao chegar no Canadá, poderemos contar com as pessoas que já estão lá. E isso, realmente, não tem preço. Esse grupo é maravilhoso e espero que possa continuar sempre, ajudando e unindo as pessoas com o mesmo objetivo. Lá em  Toronto vamos procurar mantê-lo, mas o grupo aqui no Rio é a parte mais importante. Então, peço aos que ainda não chegaram ao final de seus processos, que mantenham o grupo ativo, vivo, e que continuem a fazer os encontros mensais, pois são eles que fazem o grupo ser o que é!

A Camila, do blog Folha do Canadá, vai me subistituir nos próximos meses na organização dos encontros, inclusão de novos participantes e demais atividades de administração do grupo. Mas ela só vai estar aqui no Rio até março do ano que vem e vai ter que passar essa responsabilidade pra alguém antes de imigrar de vez. Desde já peço que as pessoas se mobilizem para “passar o bastão” quando a Camila for embora.

Eu, mesmo de longe, vou continuar acompanhando o grupo por email e mandando informações da nossa nova vida como imigrantes. E lá em Toronto vamos tentar fazer encontros também!

E por falar em encontros, o do mês de julho vai ser nesse sábado, dia 4, na Barra (pra variar!!!). Como sempre, quem quiser participar e não estiver no grupo ainda, mande um email que a gente passa os detalhes.

Bom, agora tenho que ir, pois a lista de coisas a fazer antes da viagem é enooooooooorme!

Beijos,

Andréa

8 Respostas to “Despedidas”

  1. Chocólatra Says:

    Andrea,

    Vamos viajar no fds pro casório do meu irmão mas conseguimos comprar um voo às 19h no Sábado. Acredito que às 21h estejamos no encontro pra nos despedir de vcs, por favor nos esperem para que possamos dar o último abraço!
    Tô feliz por vc mas triste pq não moraremos na mesma cidade…adorei conhecer vcs e saber mais da sua história, que vcs continuem sendo MTOOO felizes!
    Beijão

  2. petula Says:

    despedidas assim são sempre um misto de tristeza e alegria. mas vão confiantes, porque estão escrevendo sua história e o amor acompanha a gente em qualquer lugar que se esteja, não é mesmo? unidos no amor a saudade fica menor🙂

    sucesso!
    p

  3. Rafael Slobodian Says:

    Prezados Eduardo e Andréia,

    Meu nome é Rafael e acompanho o Blog de vocês a muito tempo. Vcs sempre deram ótimas informações!
    Sou de Curitiba mas moro no Rio desde 2004, tenho 22 anos, sou casado e atualmente moro em Toronto.
    Como vocês, tenho grandes intenções de imigrar. Estou em Toronto participando de um intercâmbio da faculdade desde Agosto de 2008, e devo voltar ao Brasil em Setembro próximo.
    Caso vcs queiram algumas dicas de Toronto, podemos nos encontrar pra bater um papo e nos conhecermos!
    Um abraço.

    Rafael e Juliana.
    PS: Não atualizo meu blog há muuuito tempo…

  4. Mariana Says:

    Ai… essa é a pior parte! Já estamos no clima de despedidas também. Algumas já marcadas e muitas outras para marcar.

    Tudo de bom pra vcs nessa reta final!

    Beijos,
    Mari

  5. Mirian Says:

    Amigos, sendo vocês amigos dos meus filhos, só poderão ser meus amigos também.
    Sou mãe da Renata, Dory e Olívia, estou torcendo e orando muito por vocês, pois sei das dificuldades , dos desejos e dos anseios de chegarem aonde chegaram.
    Desejo do fundo do meu coração, uma excelente viagem e tudo de maravilhoso para vocês.
    Dê um beijos nos meus filhos, pois só poderei beijá-los em agosto.
    Boa viagem e Deus os acompanhe.
    Beijocas
    Mirian

  6. Temperatura Máxima no Canadá Says:

    Olá,

    Todo o processo foi sofrido e mesmo após o visto ele continua sofrido… Dizer adeus a quem amamos não é nada fácil, mas por outro lado uma vida, um novo sonho se inicia a partir dessa despedida. Aproveitm cada minuto junto com os familiares e amigos, e abram o coração, pois lá nas terras geladas ele se encherá de novos amigos…

    Boa sorte!!!

    Bj

    Rosi

  7. César Says:

    Nem quero pensar quando tiver que me despedir de todos. Que dor no coração que vai ser.

    E a vida segue…

  8. bruna ferrao Says:

    Andrea
    Te desejo tudo de bom e do melhor sempre, nao so no Canada, mas em qq lugar que vc e sua familia estejam.
    Deus estara sempre à frente !
    Bjs
    Bruna Ferrão


Deixe uma resposta

