Claro que você está errado!

É por estas e outras que esse país não vai pra frente. Não é à toa que o Brasil é tão mal visto lá fora. As empresas não respeitam os clientes mesmo. De forma alguma. O fato que relato a seguir aconteceu com a empresa Claro, de telefonia celular. Mas poderia acontecer com qualquer outra, já que isso é prática comum por aqui.

Tive uma conta da Claro durante alguns anos. Após ser praticamente obrigado a migrar da tecnologia TDMA para a GSM, minhas contas pararam de chegar a minha casa (depois fiquei sabendo que isso aconteceu com muitos clientes). Nos três primeiros meses, o otário que vos fala foi até a loja da Claro, pegou filas, e pagou as contas. A partir do quarto mês, cansei dessa história e comecei a pedir segunda via das faturas. E elas também não chegavam!

E as contas foram atrasando. E todo mês eu ligava para pedir a 2ª via da fatura e nada. Pois bem, a história ficou assim por mais de um ano. Em 2005, desisti de tentar mais alguma alternativa e resolvi cancelar o meu plano. A Claro, muito boazinha, só me cobrou os últimos seis meses de contas. O resto ela iria desconsiderar. O pagamento foi parcelado em três vezes e a partir do último pagamento, o telefone seria cancelado. Aceitei e assim o fiz. Paguei as três parcelas, por meio de depósito com identificador e o telefone foi cancelado.

Só que no início de maio deste ano, chegou uma fatura da Claro, me cobrando a última parcela da tal conta, depois de quatro anos. Não tenho o comprovante de pagamento, pois foi feito no caixa automático e aquele papel não dura mais que dois anos. E não tenho como provar que paguei. Que paguei isso eu paguei, senão o telefone não seria cancelado. Já viram alguma operadora cancelar uma conta que está em débito? É, isso não é desculpa para a Claro. Reclamei na Anatel e pela Defesa do Consumidor do jornal O Globo. Eles ligaram para falar que eu realmente tinha que pagar.

Pois é. Hoje em dia é melhor pagar e ponto final do que ter o nome em serviço de proteção ao crédito e ter uma burocracia gigantesca para se livrar. Resolvi pagar e evitar problemas, já que nesse país você é culpado até que se prove o contrário.

 Abs,

Edu

14 Respostas to “Claro que você está errado!”

  1. :: ultranol :: Says:

    É o contrário do que deveria ser. Aqui se prioriza as grandes corporações em detrimento aos consumidores…

  2. Taty Says:

    é realmente ridículo… mas, pela minha experiência (acho que poderia me formar em direito do consumidor de tanto que já reclamei de tudo) acho que vc tem que pagar mas não custa entrar no pequenas causas…. além disso, vc ligou pro ombudsman da claro??? Ah, tem um conceito no direito que chama “INVERSÃO DO ÔNUS DA PROVA”…. ele diz que a empresa que tem que provar e não o consumidor. veja esse link (http://www.datavenia.net/artigos/Direito_Processual_Civil/A_INVERSAO_DO_ONUS_DA_PROVA_NO.htm)

    NÃO DEIXE DE LUTAR, SÓ ASSIM PODEMOS TENTAR MUDAR ESSA PORCARIA DE PAIS!!!!

    beijocas

  3. P Says:

    uau! que coisa triste…
    mas concordo com a taty. pague e depois tente ir no juizado de pequenas causas ou o procon. claro, se vc tiver tempo, pq esse é o maior problema: precisar gastar um tempo que não se tem.

    []s
    p

  4. Ninha Says:

    Oi Edu,

    Realmente é um absurdo tudo isso.
    E eu concordo plenamente com o que o ultranol disse. Fui gestora de uma operadora de telefonia ( Nao vou falar o nome , mas vem ao caso ) e pude perceber que aqui as grandes organizações são amparadas pelos órgãos que se dizem do consumidor. Edu, faça o que a Taty falou e depois peça a devolução em dobro. É lei ! Vc não pode pagar nada em duplicidade.
    Me diz uma coisa Edu, durante esse tempo todo o telefone esteve cancelado? Ou seja, vcs não usaram, certo?
    Vcs ja falaram na Central de Relacionamento, famosa RETENÇÃO ?? Vai por mim, la é que é o lugar de se resolver tudo isso … ligue la e peça para que eles olhem as suas faturas,pois não ouve utilização, os protocolos referentes ao cancelamento que ficam TODOS no sistema e também as suas contas pagas. Todo o seu histórico fica registrado no programa ( CRM ). Se possível fale tb no setor de Cobrança.
    Esses 2 lugares é que poderão resolver alguma coisa. E torça tb pra pegar um atendente que SAQUE do programa e esteje afim de te ajudar.

    Isso é revoltante…mas corra atras disso, pois é dessa forma que eles ganham em cima da gt…e é qualquer uma…a Claro, a ViVO, a TIM…a OI… nenhuma se destaca ou não faz questão de se destacar porque as outras são tão ruins quanto.

    Abraços pessoal

  5. Renata Says:

    Sem comentários…realmente é desgastante ter que provar algo tão óbvio quanto o pagamento da conta do seu celular que já foi cancelado há tanto tempo.
    Falta pouco pra tudo ser diferente!
    Bjs

  6. Sandro Says:

    Edu

    A única coisa que posso dizer depois de ler esse relato é:

    Tudo continua como antes na terra de Abrantes e o mais importante FALTA POUCO para serem respeitados como consumidores aqui no Canadá.

    Abração

  7. bruna ferrao Says:

    Triste isso….mas enfim, cá estamos.
    bjs

  8. Larissa Says:

    Edu
    Tivemos o mesmo problema… e estamos processando a Claro, pois felizmente temos o comprovante da última mensalidade paga. mas é um absurdo e imagino a sua indignação.

  9. Flavia Says:

    Edu,
    Ainda bem que estamos mudando para um país onde se respeita o consumidor!!!
    Infelizmente no Brasil, as leis não são necessariamente cumpridas!
    Respira fundo, conta até mil, faz yoga, sei lá!!! Relaxa!! Daqui a 1 mês vcs vão estar no Canadá!!!
    Bj,
    Flavia

  10. Marcia Says:

    Eu já testei todas as empresas de telefonia celular e grande parte de telefonia fixa. Todas elas dão problema, e são uma dor de cabeça a cada fatura. Eu tive um caso semelhante com a Embratel. Ela veio me cobrar algo referente a 2 anos passados. Eu me recusei. Nunca me protestaram. Ninguém é obrigado a guardar recibo e ficar controlando algo tão antigo.

  11. Paulo Mello Says:

    É Eduardo, este país realmente só tem uma saída e nós já sabemos qual é…

  12. Octavio Says:

    Edu,
    isto eh uma palhacado, uma falcatru sem tamanho, um desrespeito total que se prova que esse pais eh feito pra alguns apenas, a maioria que se lixe – lixa esta na moda! Eacho terrivel termos que nos conformar e abaixar a cabeca, mas pra evitar maiores problemas…
    Agora, sera que nao tem como recuperar um extrato da conta do banco? La deve cosntar pagamentos dicriminados, nao? Abracos e boa sorte.

  13. Larisse Says:

    Tenho que comentar…… não dá pra ficar calada!!!!
    Este é um dos motivos que nos faz pegar o avião e ir embora desta terra …… aqui só tem isso, sacanagem contra quem faz tudo direito…… fiquei indiguinada!!!!!
    Tentou o juizado de pequenas causas para reaver o dinheiro?
    Apenas uma sugestão, mas a sugestão melhor é, vá embora assim que receber o visto e não volte nunca mais, nem a passeio, vá passear na Flórida na Austrália ou em Cancum, no Brasil vc como turista será assaltado!
    Abraços e força!!!!! Larisse e Gerson.

  14. Junior Says:

    e eu pedi para minha conta ser controle, e além do bendito controle estão cobrando o plano anterior. se troquei o serviço para economizar, eles estão querendo me fuuu…


Deixe uma resposta

