Falam do porco, mas e o mosquito?

Sei que estou devendo um post há muito tempo, mas realmente não posso deixar de falar sobre essa tal gripe suína – agora também conhecida como H1N1. Claro que é preocupante o que vem acontecendo na América do Norte, são muitos os casos, o contágio acontece muito rapidamente e todos estão assustados. Mas não me assusta.

Quem vive no Brasil sabe que essa gripe suína não é nada se comparado à dengue. Essa sim é uma doença muito mais difundida pelo nosso país. Vamos comparar: Até agora registrada em 33 países, a gripe suína infectou pouco menos de sete mil pessoas. A dengue, só no Brasil, já deixou mais de 225 mil pessoas infectadas. E os dados são de janeiro até a primeira semana de abril. O H1N1 já matou 65 pessoas pelo mundo. Só na Bahia, de janeiro a abril, já foram 109 mortes.

O que mais me impressiona é o seguinte: estamos felizes na diminuição em quase 50% nos casos de dengue em relação ao ano passado, que teve neste mesmo período mais de 400 mil casos. Mas temos que nos preocupar com os oito casos da gripe suína por aqui. Mas é claro que tem que cuidar desses oito casos e dos outros que ainda podem aparecer. Mas e a dengue? E a meningite? Essas já são realidades por aqui, ora bolas!

A dengue já não impressiona tanto na mídia como essa outra doença, que veio importada de uma das regiões mais ricas do planeta. Agora, deixar a dengue de lado para colocar em destaque uma doença bem menos apavorante para nós? Pois é, esse é o Brasil…

OBS: Grande parte das 65 pessoas que morreram da gripe suína também estava com pneumonia, asma e outros problemas no aparelho respiratório.

6 Respostas to “Falam do porco, mas e o mosquito?”

  1. Aline Pereira Says:

    Bem.. como são acomodados… a dengue, a meningite, a frebre amarela ( que voltou a rondar o Brasil) já nos deixou bem aconchegados e acomodados de que isso é normal e todo ano é a mesma história… e essa comodidade atribuo à nossa imprensa também. A H1N1, vulgo “gripe suína”, é novidade mundial, então, abre-se ala para ela (gripe suína)em todas as páginas de jornais, televisão, programa de piada, ofensa (vide o que o jogador do méxico fez com o adversário). As doenças já existentes aqui num interessa e é melhor esquecer mesmo, “isso é normal” (tudo acada na normalidade por aqui). Realmente, o final do seu post está certíssimo segundo os infectologista: a doença é preocupante pq tomou-se (ou está tomando) grandes proporções, mas a doença em si não é letal como se imagina. As mortes ocorreram em pessoas que já possuiam algum problema respiratória ou doenças pulmonares. Mas enfim, a festa fica mais bonita com barulho, então, estão a fazer essa tempestade toda sobre algo que poderia ser muito melhor explicado por toda a mídia.

  2. Chocólatra Says:

    é verdade…nem paramos pra pensar nisso…a gripe suína é bem menos devastadora para a saúde que a dengue. Se a pessoa pega dengue pela 2a vez tem a hemorrágica que é pior ainda… ai vamos logo sair dessa cidade dengosa!
    bjkas

  3. Ninha Says:

    Oi Andréia

    Realmente vc está certissima quando olha para a nossa população.Para nossa realidade daqui. Além de ser bem mais preocupante a dengue, a meningite, a febre amarela e a Malária ( que tb voltou com força ) essas são doenças bem mais complicadas de tratamento.A gripe suína é sim, uma gripe preocupante a partir do momento que tenham outros fatores de risco ligadas ao desenvolver dos sintomas.Deveríamos escrever um email pra GLOBO e sugerir um pouco mais de mídia para essas outras doenças.

    Ooo pais danado esse aqui….

    Fiquem com Deus
    Ninha e Do

  4. Renata Says:

    É, a mídia precia veicular o que dá ibope. Dengue já cansou.
    Falemos da nova gripe.
    País sem educação se torna burro e aceita qualquer coisa, sem questionar. É disso que o governo gosta.
    Bjs

  5. Taty Says:

    concordo com vc, as pessoas adoram “pânico importado” e esquecem de ver os problemas que temos aqui…. triste realidade… 😦

  6. Paulo Mello Says:

    Andréia,

    Aqui na Belíndia as coisas são assim mesmo… enquanto uns estão preocupados com a Daslu outros com o preço (ou se vai ter) pãozinho…
    Mas a novela, o futebol e a praia compensam tudo (pra eles).
    Até amanhã… ;D


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: