Recessão – mito ou realidade?

Desde que a crise financeira americana começou a aparecer nos noticiários comecei a me perguntar: será que essa crise é isso tudo mesmo que estão falando? Será que não é só especulação? Será que os veículos de comunicação não estão fazendo isso pra vender jornal, revista, pra ter mais audiência?

Hoje, depois de ler um excelente post no blog do Eri, comecei a ver que muito do que existe de crise é devido a um “efeito dominó” muito bem retratado na parábola que peguei emprestada do blog mencionado acima. Vejam se não ilustra exatamente o que está acontecendo por aí?

O caipira era um sujeito muito simples, mas sabia fazer uma pamonha deliciosa e decidiu então começar a vendê-las. Vende pra um aqui, outro ali e mais outro acolá.

E aquela pamonha deliciosa começa a fazer sucesso e cada vez mais gente começa a procurar o caipira, que decide montar um pequeno barraquinho com um balcão pra vender suas pamonhas. E as vendas continuam a subir.

Num certo ponto o caipira já está com um trailer bacaninha, dois funcionários ajudando e, apesar de não ter uma grande renda, consegue juntar o suficiente para dar uma excelente educação para seus filhos, assim eles podem ter uma vida melhor.

Um dos filhos conseguiu até uma bolsa para estudar nos Estados Unidos e depois de um tempo fora ele retorna e diz para seu pai: “Pai… a coisa tá feia no mundo: Uma recessão braba demais da conta tá acontecendo. Milhares de pessoas tão sem emprego, empresas estão fechando e ninguém mais tá comprando nada”.

Nisso o caipira pensa: “Mas meu filho deve di tê razão. Menino estudado, morou no exterior… Preciso tomar cuidado com isso também”.

Seguindo os conselhos de seu filho estudado o caipira demite um dos funcionários para reduzir o gasto com mão-de-obra e diminui o horário de expediente para diminuir gastos com eletricidade, hora extra, etc.

E assim os clientes que passavam para comprar uma pamonha antes de ir para o serviço não tem mais aquele delicioso quitute à disposição. Nem os clientes que costumavam ir comer uma pamonha depois de um longo dia de serviço ou depois de sair de uma balada de madrugada.

Sem contar que com um funcionário a menos os clientes do horário comercial já não são tão bem atendidos e o caipira tem agora que dividir seu próprio tempo entre o caixa, atender os clientes e fazer as pamonhas, que já não andam tão gostosas pois ele começou a comprar ingredientes de segunda categoria para economizar.

Os clientes insatisfeitos começam a frequentar outros lugares, os poucos clientes novos nunca mais voltam para comer aquela pamonha horrível naquele estabelecimento com péssimo atendimento e, assim como anunciado pelo seu estudado filho, a recessão também atinge o caipira, que vê seu pequeno negócio ir à falência…


Publicado em Geral. 7 Comments »

7 Respostas to “Recessão – mito ou realidade?”

  1. Ninha Says:

    Oi Andréia,

    De acordo com os nossos familiares que moram em TO, ja foi falado em recessão sim na mídia canadense ha uns 2 meses atras. Inclusive estávamos discutindo isso ontem por aqui….muito bem colocado o texto.

    Abraços

    Ninha e Dodo

  2. Temperatura Máxima no Canadá Says:

    Oi Andréia,

    Apesar de muito engraçada a histórinha, infelizmente, ela é muito verdadeira… Não é certo se deixar influenciar pelas imposições de um sistema que se diz mais forte.
    Tb acredito que muito da demora no processamento dos processos para imigração (principalmente, do pessoal de antes de 27/02) se deu devido à influência dessa crise, deixando muito gente &%$#. O que se for verdade, é muito injusto com as famílias que estão na luta para imigrar…
    Mas enfim, o negócio é ir acompanhando as notícias e ver no que vai dar..

    Abraço,

    Rosi

  3. Renata Says:

    Também acho que ilustra bem o momento em que vivemos. Espero que apesar da crise, consigamos um lugar ao sol!
    Bjs

  4. Chocólatra Says:

    Pior que é verdade!
    e mas agora fiquei com vontade de comer pamonha!
    bjkas

  5. Aline Says:

    aff.. pamonha hj cairia bem, hein!!!

    Em meio a crise, ei que Obama, enfim, assume a presidência dos enlatados USA….

    De qualquer forma, é mais um fato que entrará para o histórico da crise.. – Crise de 2008… e acabou.. vai passar..

    A coisa – a crise – parece ter uma explicação lógica… mas pra mim num tem… qual foi o imbecil que resolveu levar o setor imobiliário a falência… criar dinheiro fictício??

    Nada tem um fator concreto para as coisas acontecerem além do aquecimento global… temos as guerras sem motivo certo.. temos essas crise que do nada começou… temos as bolsas que um dia tá alta, e outra embaixa… (ultimamente mais em baixa que em alta… ao ponto de cair 4% essa semana).. POis bem… não consigo nem ser clara em meu comentário.. pq tudo é muito obscuro.. explicações que parecem surgir do nada para somente ilustrar o caso ocorrendo… sei lá..

    Sinto-me uma civil com nariz vermelho.. aff.. vou voltar a ver os videos do OBAMA,…. estão mais interessante, até pq.. ele vai “reconstruir a américa”.. e todos estão aclamando por esperanças.. então.. vamos todos festejar, né?? Eu quero uma bandeirinha igual aquelas que o povo ficar balançando…rsrsr…

    bjs… e aí foi mais um comentário

  6. jeanne Says:

    Eumandei esse texto para os meus familiares porque ele exemplifica muito bem o momento em que estamos vivendo.
    A Microsoft vai demitir 5 mil funcionários só porque seu LUCRO BILIONÁRIO caiu 11%.
    Antigamente as empresas demitiam quando tinham prejuízo, hoje demitem quando não conseguem um ultra mega lucro absurdo.
    Bjs

  7. Natalia Says:

    É a segunda vez que eu escuto essa história da pamonha hoje! hahahahaha


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: