Dirigindo no inverno canadense

O inverno ainda não chegou oficialmente no Canadá – ainda é outono -, mas as temperaturas já baixaram bastante por lá e já houve alguma precipitação de neve. Ou seja, esse inverno promete! Talvez seja mais rigoroso do que o inverno passado, que registrou recordes de neve!

Hoje estava lendo o jornal The Star e achei uma matéria muito bacana com dicas de segurança para dirigir na neve/no inverno. Para quem já está em terras geladas, são dicas muito importantes e devem ser levadas a sério.

 

 

  • Instale pneus de inverno (winter tires) – Os pneus especiais para inverno oferecem até 40% a mais de tração do que os pneus “all season”, ou seja, pneus que podem ser usados em qualquer estação. Este tipo de pneu fica comprometido em temperaturas abaixo de 7º C, pois a borracha endurece em temperaturas muito baixas. Já os pneus especiais para inverno são feitos com compostos de borracha que proporcionam tração mesmo em temperaturas de até – 25º C. Além disso, algumas seguradoras oferecem desconto para quem utiliza esse tipo de pneu. Em Québec há uma lei que obriga os proprietários de automóveis a instalar esse tipo de pneu durante o inverno. Daqui a pouco essa  lei pode se estender às outras províncias. 
  • Verifique se os orifícios do jato de água do parabrisa não estão bloqueados e também cheque as borrachas dos limpadores do parabrisa. Certifique-se que há bastante fluído anti-congelante e mantenha um par de óculos de sol dentro do carro, para ajudar a dirigir em dias de sol forte e com neve nas ruas/estradas.
  • Leia novamente o manual do carro para checar como diminuir o embaçamento dos vidros. Use o ar condicionado no inverno como um desumidificador.
  • Verifique se todos os faróis e lanternas estão funcionando corretamente, para que seu veículo esteja sempre bem visível para outros veículos.
  • Para ter certeza de que seu carro irá ligar mesmo nas manhãs mais frias, verifique se a bateria está em boas condições e limpe seus cabos e terminais.
  •  Óleos sintéticos não congelam em temperaturas baixas, ao contrário do que acontece com óleos convencionais. Assim, eles ajudam a dar partida no carro e na lubrificação em épocas de muito frio.

 

A preparação do veículo é só a metade do caminho. Mais importante ainda é a preparação do motorista. Devemos estar adaptados a dirigir com tração limitada. As condições das ruas e estradas podem mudar em questão de alguns metros.

 

  • Caso não saiba como dirigir sob as novas condições ou não tenha segurança para tal, matricule-se numa auto escola especializada em direção no inverno, para aprender a dirigir com tração lmitada.
  • O motorista precisa focar na direção para verificar as mudanças nas condições do tempo e então processar a informação, efetuando ajustes. Não distraia sua atenção com celulares, instrumentos de  navegação ou passageiros.
  • Nunca dirija usando casacos de inverno ou botas. Ao entrar no carro depois de retirar a neve do parabrisa, tire o casaco e as botas e dirija somente com um sapato leve e um suéter. Não é fácil distinguir entre o pedal do freio e do acelerador usando botas pesadas de inverno; também é difícil saber a pressão adequada que deve-se aplicar nos pedais. Casacos grandes e pesados dificultam o controle do volante. Usando somente um suéter leve você ficará mais confortável e o cinto de segurança ficará mais bem ajustado.
  • Nunca dirija durante o inverno com menos de meio tanque de combustível. As estradas podem ser fechadas a qualquer momento e você pode ficar parado no meio do nada, sem nenhuma fonte de calor.
  • Verifique as condições do tempo antes de pegar a estrada. Se  houver avisos de chuva gelada, neve ou más condições de direção, fique em casa. Nada, nem mesmo o trabalho, vale arriscar sua vida.

 

E que venha mais neve!

Beijos e bom final de semana,

Andréa

 

6 Respostas to “Dirigindo no inverno canadense”

  1. Carla Says:

    Ai que delíciaaaa e ao mesmo tempo que medo!!!! dirigir na neve deve ser algo bem perigoso, fiquei com medo só de ler…ainda bem que vou pra Vancouver onde a neve não é tanta…qdo for visitar as pessoas em Toronto me certificarei de ir no verão! rs
    beijokas

  2. Camila Says:

    Medão dirigir na neve, eh?

    Esse é um dos motivos pelos quais eu não gostaria de ter carro no início…

    Beijo,

    K.

  3. Marilena Says:

    Eu adoro dirigir mas confesso que pensar em dirigir na neve me deixa um pouco assutada. mas deve ser legal. Vou guardar as dicas pra quando a “gestação de elefante do consulado” acabar e podermos enfim ir embora.

    bj

  4. Tiago Souza Says:

    Boas dicas!!
    =)

    Vale também ressaltar que principalmente em pontes onde há passagem de vento e nas entradas e saídas dos túneis, uma camada de gelo se forma no asfalto, e isso o deixa muito escorregadio. Cuidado com avelocidade!!

    Ah, e também tem essa informação bem bacana, sobre a distância para se manter do carro que está à sua frente. Segundo a Federação Automobilística do Japão (JAF), são necessários 21 metros para frear um veículo a 40 quilômetros por hora em uma pista seca. Se a neve virar uma camada de gelo bem escorregadia, são necessários 78,7 metros.

    Novamente, muito cuidado é pouco…😉

    Tiago
    http://www.canadabrasileiro.com

  5. Fabio Cuizzi Says:

    Andrea,

    Excelente matéria, ajudará com certeza.
    Agora falta chegar lá e domar o “leão branco”!
    Bjs.,

    Fabio

  6. Antonio Moraes Jr Says:

    Andréa,

    Muito obrigado pelas dicas. Irei à Montreal no próximo natal, saindo do JFK em New York. Ainda não decidi pelo uso do carro, justamente pela insegurança de dirigir na neve, apesar de ser meu meio de transporte preferido nas viagens. Já enfrentei neve em Bariloche e na Europa, mas continuo inseguro. Suas dicas me ajudarão, com certeza.

    Um abraço.

    Antonio


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: