IELTS

A comprovação da fluência no idioma inglês é uma das partes do processo de imigração para o Canadá – Processo Federal, diga-se. Para o processo via Québec, há uma entrevista em francês.

E como requerente principal do nosso processo, terei que fazer a prova, para a qual já me inscrevi e será no próximo sábado, dia 29 de março (por coincidência, aniversário do Edu… espero que esse dia me traga muita sorte!). O local da prova me surpreendeu um pouco, já que o British Council havia informado que seria no curso Britannia de Ipanema e, num dos últimos e-mails de confirmação informaram que seria na PUC. Acho que o número de participantes foi decisivo para a escolha do local: eu mesma me surpreendi quando vi a tabela dos horários para o teste do Speaking: cerca de 9 pessoas para cada um dos 7 entrevistadores! Umas 60 pessoas no total! Uau!

Até a semana passada eu não estava me preparando muito, mas nesse feriadão de Páscoa resolvi que ia fazer alguns exemplos de testes – principalmente os de Reading e Listening, pois são os que me preocupavam mais. Depois de alguns testes, vi que o de Reading é grande, mas tranqüilo. Exige muita atenção, mas como consegui fazer os três testes a que me propus em cerca de 30 minutos – temos uma hora para terminá-lo no dia da prova – acho que vou conseguir um bom resultado. Pelo menos vou poder ler e reler minhas respostas com calma.

O Listening me preocupa mais porque eles só nos deixam ouvir os diálogos uma única vez. Ou seja, se não entendeu daquela vez, tem que “chutar” alguma resposta, pra não deixar em branco. No geral, consegui entender bem, mas no dia da prova, com todo o nervosismo que é normal, vou ter que me concentrar muito.

As outras etapas do teste não me preocupam: uma entrevista de 20 minutos (Speaking) e um teste de escrita (Writing) com uma hora para escrevermos uma carta de 150 palavras e uma redação de 250 palavras sobre temas que eles definem. Mesmo assim, andei dando uma olhada nos temas abordados em ambas as provas, bem como na mecânica delas, para não ser pega de surpresa.

Enfim, agora é ficar calma, concentrada, levar lápis (sim, a prova é toda feita a lápis), borracha e apontador e aguardar o resultado, 13 dias após a prova. Serão 13 dias tensos…

Torçam por mim!!!

Andréa

6 Respostas to “IELTS”

  1. Sandro Says:

    Estamos na torcida para que consigam as notas que precisam no IELTS.
    O mais importante é manter a calma e ficar de olho no relógio.

    Boa Sorte

    Abração

  2. Gabriela Says:

    Torço pra que dê tudo certo ! Procura fazer os simulados para se familiarizar e dá uma olhadinha também no “simulado do speaking” onde tem perguntas que eles normalmente fazem. Quando a gente se prepara com antecedência, já sai na frente por eliminar o elemento surpresa.
    Boa sorte !
    Gabriela

  3. Camila Says:

    Você vai tirar de letra! Só mantenha a calma para não perder questão de bobeira. Lembro que no meu curso perdi algumas questões porque esqueci de virar a página no simulado e não vi que tinha mais coisa no verso!

    Beijo,

    K.

  4. André Says:

    Andréa,

    Fica tranquila, você vai tirar a prova de letra. O listening não é um bicho de sete cabeças, é só não se distrair com nada. O writing é, na minha opinião, a parte mais fácil e o speaking também muito tranquilo. Nem sei por que acabei indo pior no reading, acho que considerava tão ridículo que não dei a atenção devida.

    Temos uma novidade grande para o próximo encontro, mas ainda não está 100% confirmada…

    Abs.

  5. Gabriela Says:

    Oi Andréa, tudo jóia ?? Brigada pela visita ! Meu blog ainda não é chique que nem o de vocês, mas também é limpinho😉.
    Queria tanto que aqui em recife a gente tivesse um grupo como o de vocês… Acho super importante, não só para fazer amigos que vão estar ao nosso lado quando estivermos em terras canadenses, mas também para dividirmos a ansiedade enquanto ainda estamos por aqui…
    Mas, me tira uma dúvida: Por que você vai fazer o IELTS ?? Vocês já enviaram os documentos, não é verdade ??
    beijos,

    Gabriela

  6. Gabriela Says:

    Ih, Andréa, falha minha ! Não sei porque achei que vocês já tinham enviado tudo … Você tem o material para o IELTS ? Quando meu marido começou a estudar, achamos muita coisa legal, livros, gravações, num site russo que eu não lembro o endereço agora… Mas se você não conhecer, me fala que eu procuro e te envio, ok ?
    Beijos


Deixe uma resposta

