A Copa do Brasil

Caros,

Não tinha como deixar de comentar o fato de o Brasil ter conquistado o direito de ser sede da Copa do Mundo de 2014. Quero comentar os dois lados, o positivo e o negativo. Vamos começar com o que parece ser o positivo.

Reformas de estádios de futebol, com mais conforto e civilidade para seus freqüentadores. Isto é bom para a parcela da população que gosta de futebol. Criará mais empregos (temporários, regulares, diretos e indiretos). Realmente isto acontecerá se o projeto for colocado em prática. Poderemos ter uma melhoria da infra-estrutura de transporte público no país, para a adequação ao padrão exigido pela FIFA. Haverá muitos visitantes, o que trará divisas internacionais para o Brasil. E o mais importante: a alegria do povo, muito sofrido com a violência, com a alta carga tributária, com o sistema se saúde público ineficiente e com péssimas políticas habitacionais e de educação.

O lado negativo vem da forma como foi conseguida a Copa do Mundo para o Brasil. Tradicionalmente, é feita uma votação nos países candidatos. E, nesta Copa, com o sistema de rodízio, deveria haver apenas países da América do Sul concorrendo. Mas, não se sabe como, o Brasil foi o candidato único da Commebol a postular esta vaga. O que será que aconteceu para a Colômbia desistir de tentar levar a copa de 2014? Não sabemos. Uma coisa que me preocupa é a famosa expressão “para inglês ver”. Aconteceu na Rio 92, aconteceu agora no Pan 2007. A linha de metrô prometida não saiu do papel, a segurança estupidamente armada tratou de segurar as coisas por um mês e nada daquele discurso de que esses eventos trariam melhorias para a infra-estrutura das cidades. Gostaria muito que isso mudasse, mas duvido imensamente.

Então a pergunta é: será bom termos uma Copa do Mundo? A minha resposta é: claro! A Copa de 2014 será como o Brasil é: bonito por fora mas com a mesma coisa gosmenta por dentro, que enoja a grande maioria honesta do Brasil. Mas a alegria do povo será muito grande. Aqui no Brasil, uma mão lava a outra.

PS: O Canadá estava na disputa para sediar o mundial feminino de 2011, mas a Alemanha levou a melhor. Que pena!

Abs,
Edu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: