Dúvidas sobre o processo

Algumas pessoas me pediram pra postar aqui as dúvidas que tivemos no início do processo e que foram respondidas pela Maria João, do consulado em São Paulo . Os e-mails dela são:

re-saopaulo-im-enquiry@international.gc.ca ou

maria.guimaraes@international.gc.ca

Aqui vão as perguntas:

  • Quanto tempo leva a análise da documentação feita pelo Consulado até a concessão (ou não) do visto de residente permanente? O PROCESSO TODO LEVA 16 MESES.

  • É possível solicitar um visto de turista durante o processo de visto de residente permanente? SIM, CASO VISITE O CANADÁ PODE.

  • Para provar a proficiência em Inglês só é aceito o IELTS ou podemos apresentar outro tipo de diploma ou comprovante? PARA A COMPROVAÇÃO DO NÍVEL DE INGLES SOMENTE O TESTE DO IELTS É ACEITO PARA OS PROPÓSITOS DE IMIGRAÇÃO PARA O CANADÁ.

  • Certidão de Nascimento, Cartão de Vacinação de filhos, Histórico escolar de filhos, Diplomas – essa documentação precisa ser traduzida/consularizada ou basta cópia autenticada?  DOCUMENTOS PODEM SER CÓPIAS SIMPLES EM PORTUGUÊS SEM TRADUÇÃO.

  • Proof of Funds – temos um carro avaliado em cerca de R$ 30 mil e iremos vendê-lo quando da mudança definitiva para o Canadá. Podemos incluir como “Property”? SIM.

  • Todas as pessoas incluídas na solicitação de visto têm que fazer o teste IELTS, ou somente o solicitante? SOMENTE O REQUERENTE PRINCIPAL.

  • Com relação à experiência de trabalho, no caso de um dos solicitantes ter sido empresário, o contrato social da empresa serve como prova de experiência de trabalho? SIM, PODE APRESENTAR.

  • Caso nosso processo seja aprovado e consigamos o visto de residente permanente, somente então é que teremos que traduzir e consularizar nossos documentos? PODE TRADUZIR OS DOCUMENTOS NO CANADÁ À MEDIDA QUE FOR PRECISANDO DELES.

  • Caso eu tenha uma proposta de trabalho no Canadá, o tempo de espera para concessão do visto de residente permanente diminui, ou continua o mesmo – cerca de 16 meses? SENDO O PEDIDO REGULAR, PODE SER EM MENOS TEMPO. A SRA. DEVE NESTE CASO APRESENTAR UMA OFERTA DE TRABLAHO APROVADA PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO CANADENSE E ESTA OFERTA DEVE SER PERMANENTE.

Espero que essas perguntas e respostas possam ajudar a quem está no início do processo, quando surgem inúmeras dúvidas. Mas caso tenham outras perguntas, mandem e-mails para o consulado, pois é a fonte mais segura para obter informações corretas.

Publicado em Geral. 3 Comments »

3 Respostas to “Dúvidas sobre o processo”

  1. Daniel Says:

    OI Andrea…

    Sempre leio o blog de vocês…está no meu RSS. Temos processos com tempos parecidos e é bom acompanhar a evolução de todos.

    Eu li esse e-mail e fiquei na dúvida. Já vi em alguns lugares que é possível usar o carro, etc….mas Muitas pessoas tem me dito que não serve para comprovar fundos. Me diz, quando vocês fizeram essas perguntas a Maria João ? Estou encucado com isso, pois recebi agora o pedido de documentos e não sei bem como será essa parte de comprovar tanta grana.

    De qualquer forma, mandei um e-mail pra ela (maria joao), para tirar logo a dúvida.

    Abraços

    Daniel

  2. Alcides Says:

    Olá, amigos. Eu e minha esposa estamos aqui em Montréal desde agosto de 2007 como estudante (ela) e trabalhador (eu). Nossos vistos expiram em Agosto deste ano mas nosso processo de residência permanente está correndo em paralelo.

    Me interessei pelo assunto que foi mencionado, que diz que se há uma oferta de trabalho regular o processo pode ser acelerado… Alguém tem mais informaçoes a este respeito? Isso muito me interessa!

    Obrigado e boa sorte a todos. Se precisarem de qualquer dica, contem comigo!

    Alcides.

  3. Roberto Says:

    sobre o ingles isto nao é bem verdade , no site oficial do governo mostra que que o ingles pode comprovar com experiencia de trabalho


Deixe uma resposta

