Dicas sobre o Processo Federal

Como participo da lista do Yahoo “Canada Immigration”, tenho visto por lá que há alguma confusão com relação aos diferentes processos de imigração.

Na verdade os dois processos mais discutidos são o Federal Simplificado e o de Québec. Vou colocar aqui algumas informações importantes sobre o Processo Federal Simplificado para quem está iniciando agora essa fase. Infelizmente  não tenho conhecimento profundo do processo para Québec ou de outras províncias, pois não é meu foco de interesse. Mas com certeza, no site oficial do Governo do Canadá há muita informação.

A primeira fase do Processo Federal Simplificado é o envio do formulário e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

O formulário simplificado é encontrado no link abaixo: 
 
www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/imm0008e_SW.pdf 
 
Aconselho imprimir umas duas ou três cópias, para o caso de errar alguma coisa e ter que preencher novamente. 

Toda e qualquer comprovação será enviada somente quando o Consulado enviar a você uma carta solicitando a documentação. O que acontece é que agora, com o processo simplificado, a pessoa envia o formulário e aguarda um tempo enorme até que o consulado peça a documentação comprovando tudo o que foi informado no formulário. Segundo a carta que recebi confirmando o recebimento do formulário e dizendo que estou oficialmente no processo, eles informam que entrarão em contato em até 16 meses.

Até o ano passado, enviava-se o formulário completo com toda a documentação comprovando o que foi informado. Mas como a demanda aumentou muito, eles decidiram fazer em duas fases. 

A segunda fase é justamente quando a pessoa afinal recebe a carta solicitando os documentos. Depois de enviar os documentos, passa mais algum tempo e eles enviam o pedido dos exames médicos, que têm que ser enviados ao consulado do Canadá em Trinidad-Tobago (não me pergunte porquê…). E enfim, o processo está no final! Depois que os exames são recebidos e processados, a pessoa recebe a tão esperada cartinha solicitando os passaportes!!!

Uma outra dica importante: não é necessário ter/renovar os passaportes para enviar o formulário ao consulado. Essa informação pode ser dada quando a documentação for solcitada. Isso poupa um tempo enorme, pois, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, os passaportes estão levando mais de um mês para ficarem prontos. E nesse clima de ansiedade em que ficamos, contando cada dia que falta pra receber a solicitação dos documentos, um mês pode fazer uma diferença enorme!!!

Boa sorte pra todos nós!

Publicado em Geral. 3 Comments »

3 Respostas to “Dicas sobre o Processo Federal”

  1. rogerio Says:

    Olá, Obrigado pela valiosa dica que você me deu, rs…

    Bem, estou com uma dúvida que às vezes está implícita, mas tenho que perguntar, e as fotos? Seguem somente depois?

    Grande abraço!

    Rogério

  2. Camila Says:

    E haja espera, né??? Tem dias que dá vontade de largar tudo aqui, comprar um curso de inglês numa agência e ir pra lá estudar inglês até que o visto saía… Pena que eu não tenha uma árvore que dê dinheiro:/ Se tivesse, acho que já estava lá!

    Beijo,

    Camila.

  3. Carlos Says:

    Antes de mais nada, parabens pelo blog.

    Sobre o processo federal simplificado, acho que realmente ficou mais simples agora do que antes, quando era preciso enviar toda a documentacao de cara.

    Boa sorte no processo, e ate breve aqui em Toronto,

    Carlos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: